O ENSINO BILÍNGUE

 

A educação bilíngue proporciona uma maior oportunidade para a criança atuar com mais segurança em um mundo globalizado, onde o inglês é fundamental. Além disso, ela aprende a lidar desde pequena com as diferenças, sejam estas de idiomas ou de diferentes culturas.

 

O Centro de Educação Infantil Alpha-Vila oferece aos seus alunos, atividades da rotina diária realizadas na língua inglesa, com brincadeiras, música e histórias, dentro de um sistema de imersão na língua inglesa.

 

Professores experientes e especializados no ensino do idioma para crianças na primeira infância são responsáveis pelo desenvolvimento deste aprendizado na escola, o qual envolve naturalmente a criança com muita alegria e utilizando o máximo de recursos do seu mundo, como brinquedos, fantoches, etc.

 

O trabalho em grupo, através de jogos, dramatizações e músicas faz grande diferença neste aprendizado.  O aprendizado de um segundo idioma nesta fase amplia desde cedo o horizonte da criança e estimula o seu desenvolvimento intelectual, sua sociabilidade e segurança pessoal.

 

A família que opta por uma educação bilíngue não precisa falar em Inglês com a criança. É importante lembrar que, a função da família é explorar o idioma materno da criança e mostrar que valoriza o inglês que a criança está aprendendo. Caso a criança mostre que se sente à vontade para falar inglês em casa, a família pode dar continuidade a este processo ou pode enriquecer o trabalho da Escola expondo a criança a situações reais de Inglês, através de desenhos, filmes, músicas, livros e viagens.

 

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE:

 

  • Influencia positivamente o desenvolvimento cognitivo da criança;
  • Quando associado a propostas pedagógicas adequadas, promove maior criatividade e capacidade para analisar e comparar conceitos;
  •  Exercita construções verbais consistentes e coordenadas;
  •  Produz maior facilidade para deduzir regras;
  •  Melhora a percepção da realidade do aluno confrontada com valores de diferentes culturas;
  • Realça as habilidades sociais e a capacidade de interação;
  • Devido ao vocabulário expandido e à compreensão completa de estruturas de línguas múltiplas,  promove  um maior nível de atuação,  reduzindo a desconcentração.

 

Estudos demonstram que o bilinguismo traz vantagens como: criatividade, consciência metalinguística, desenvolvimento semântico, habilidades analíticas, melhor desempenho na elaboração de hipóteses, no uso de metáforas mais elaboradas, melhor habilidade na solução de problemas e na produção de sentenças sintaticamente mais complexas.