NOSSA FILOSOFIA

 

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto." -   Albert Einstein

 

A escola como instituição secular, movimenta-se, se constrói e reconstrói, para atender aos novos tempos.  A Alpha-Vila alberga a inovação, o descobrimento, o agir criativo frequente, que se observa e renova para o desenvolvimento das habilidades do educando que acolhemos.

 

A ação pedagógica visa construir cidadãos críticos, reflexivos, lastreados por sentimento ético (resgate de valores), respeitadores do meio-ambiente, e apreciadores das diferenças. Cidadãos que comuniquem atitudes saudáveis permeando a comunidade onde se vive; capazes de disseminar a “boa semente”,  transformadores da sociedade.

 

Nossa filosofia de ensino busca instigar raciocínios que ampliem o entendimento sobre o multiculturalismo, desencadeando estudar os quadros da sociedade de agora e suas diferenças sociais, despertando aluno, desde muito cedo, a compreensão de que, aliado a técnica e ao conhecimento, o fazer com solidariedade, emancipa o homem.

 

Como disse o eminente pensador Paulo Freire , educar é um processo participativo, dinâmico, que evolui com as pessoas, para elas, necessariamente por elas.

 

A nossa escola se baseia na integração das várias vertentes do conhecimento, firmando a educação como processo de ligação entre saberes, que não se hierarquizam e que concorrem para o emergir de um cidadão integrado, numa proposta humanista de ser.

 

“De tudo o que está escrito,

amo somente aquilo que o homem escreveu com sua própria história...”

 

F. Nietzsche