NORMAS DE FUNCIONAMENTO                            

 

Horários:

 

· Matutino: 8:00 às 12:30h

· Vespertino: 13:15 às 17:45h

· Integral: 8:00 às 17:45h

· Estendido: 10:15 às 17:45h ou das 8:00 às 15:30h

 

A Escola abre as 7:15h e encerra as atividades as 18:15h.

 

Entrada: Os alunos são recebidos na entrada principal pelo pessoal de apoio. As mochilas deverão ser entregues ao responsável pela entrada, no momento da chegada do aluno. A mochila/bolsa é parte integrante do uniforme escolar e deve estar adequadamente identificada com o nome do aluno.

Saída: Os alunos somente poderão deixar a escola acompanhados dos pais e/ou responsável. Caso seja necessário que outra pessoa (tia, avô) pegue o aluno, esta deverá ser autorizada previamente pelos pais/ responsável, devendo a Escola ser comunicada por telefone ou por email. Encerramos nossas atividades às 18:15 horas, portanto seja pontual na saída de sua criança. Após esse horário, o tempo excedente será cobrado como hora extra.

 

Nota: O embarque/desembarque das crianças na escola deverá ser feito da maneira mais breve possível para facilitar o fluxo dos veículos. Os pais devem evitar conversar demoradamente com os professores e pessoal de apoio no portão de entrada da escola. Sempre que possível, agende um horário para que possamos dar maior atenção aos assuntos a serem discutidos.

Adaptação: É importante salientar que durante e até 3 semanas após o período de adaptação, a criança pode mostrar-se insegura e ansiosa frente aos novos amigos à nova professora, e ao ambiente bilíngue. Os pais poderão ajudá-la sendo compreensivos, mas firmes, nesse período. O respeito aos horários de entrada e saída podem solucionar alguma sensação de abandono que a criança possa vir a ter, e ajuda no rápido estabelecimento da nova rotina. Para maiores esclarecimentos, consulte o comunicado específico de ADAPTAÇÃO.

Refeições: Os alunos terão direito às refeições contratadas com a escola, preparadas sob rigorosos critérios alimentares, com ingredientes de qualidade e orgânicos. As crianças seguirão rigorosamente a alimentação do cardápio elaborado pela nutricionista da escola. Não será servido o lanche para as crianças que chegarem atrasadas à Escola, após o início da refeição.

Idealmente, a criança pré-escolar deve fazer entre 5 e 6 refeições diárias. Para complementar as refeições oferecidas pela escola, nossa equipe de nutrição sugere que a criança faça ainda, em casa, um desjejum ao acordar, e uma ceia antes de dormir.

Uniforme e Kit Escolar: O uso do uniforme é obrigatório, diariamente. Em dias de calor é permitido o uso de sandália. Para os pequenos que ainda não sabem amarrar o laço dos sapatos, recomendamos o uso de calçados de velcro para não prejudicar o desenvolvimento da autonomia das crianças. O uso do uniforme é muito importante para a formação da identidade com os colegas. Todos os objetos e roupas das crianças deverão estar identificados. As crianças não deverão vir para a escola com joias, objetos de valor, ou algo que a impeça de brincar ou seja particularmente perigoso (como colares e brincos compridos). A escola, através de suas empresas parceiras de confecção, é a única autorizada a confeccionar os uniformes e utilizar-se de sua marca e logotipo. O kit escolar é composto de mochila ou bolsa e agenda e são de uso obrigatório para todas as crianças. A composição básica do uniforme é a seguinte:

VERÃO: Camiseta manga curta ou regata, shorts ou saia-shorts, tênis ou sandália.

INVERNO: Camiseta manga longa, calça comprida, casaco ou conjunto de agasalho, colete e tênis.

TODOS OS ÍTENS DEVERÃO ESTAR IDENTIFICADOS COM O NOME DA CRIANÇA. A Escola não se responsabiliza por itens perdidos que não estejam identificados.

Nota: No caso de haver troca de alguma peça de roupa da criança na bolsa, os responsáveis deverão comunicar o fato através da agenda. Se um objeto ou roupa de outra criança for por engano na bolsa de seu filho(a), por favor retorne-o a área de Achados e Perdidos.

Banho: Será dado banho nas crianças abaixo de 2 anos, em regime de período integral. Para as crianças do Maternal será dado banho apenas nos alunos matriculados em período integral e que ainda usarem fraldas ou estiverem em processo de desfralde. Em dias frios, será dado meio banho (da cintura para baixo). Na mochila da criança deve haver sempre uma troca de roupa do uniforme para qualquer imprevisto.

Currículo Geral: É parte do currículo geral, conforme descrito detalhadamente no Plano Pedagógico:

1. Linguagem oral e escrita

2. Musicalização, Arte Visuais

3. Inglês como segundo idioma (para a modalidade bilíngue de ensino)

4. Educação Física, Capoeira e Balé

5. Natureza e sociedade

6. Introdução à Matemática, Educação Financeira

7.  Educação Ambiental (Horta/ Culinária)

 

Material Escolar: A Alpha-Vila fornece, livre de ônus adicionais, o material didático e pedagógico para o aluno, devendo os pais/responsáveis providenciar o material de papelaria, de acordo com a lista disponibilizada pela escola, no ato da matrícula. O material de papelaria deverá ser entregue completo, até o 1º. dia de aula do aluno.

 

 

Frequência: É importante a pontualidade e assiduidade do(a) aluno(a) para um bom acompanhamento e participação, por este, em todas as atividades desenvolvidas. Os alunos terão folgas aos sábados, domingos, feriados nacionais, festas natalinas e passagem de ano, conforme calendário escolar, que deverá ser consultado ON LINE, na página web da escola. Os pais deverão comunicar à escola quando a criança for faltar.

Roupas da Cama e Banho (alunos em período especial ou integral): As toalhas de banho, roupas de cama e travesseiros serão trocados toda semana, devendo os pais levarem para casa para serem lavados. Os itens deverão ser enviados de volta à escola todas as segundas-feiras, impreterivelmente.

Medicação: A escola não ministra medicamentos. Casos excepcionais serão avaliados pela equipe gestora es se autorizado, serão medicadas as crianças cujas instruções estejam anotadas na agenda (ou enviadas por e-mail para a escola), juntamente com a cópia da receita do médico pediatra responsável, informando a dosagem e frequência em que o medicamento deve ser ministrado. O medicamento deverá ser enviado pelos pais, devidamente identificado, e entregue diretamente à educadora.

Doenças: A criança quando está em estado febril, com suspeita ou com diagnóstico de doenças infectocontagiosas (sarampo, catapora, conjuntivite, etc.), somente poderá vir à escola com atestado do médico responsável liberando o aluno para as atividades escolares. Este procedimento se faz necessário para evitar o risco de transmissão a outras crianças. Caso a criança desenvolva quadro febril durante o horário escolar, os pais ou responsáveis serão imediatamente comunicados para que as medidas necessárias possam ser prontamente tomadas.

Agenda: A Agenda é o instrumento de comunicação entre a família e a escola, devendo o responsável verificá-la diariamente para tomar ciência e ações necessárias em suporte às atividades escolares da criança. Recados e mensagens aos professores, nutricionista, administração, secretaria e pessoal de apoio da escola deverão ser encaminhados para o email da escola. Os comunicados e circulares que seguirem na agenda com pedido de resposta do tipo “irá ou não irá participar” e que não forem respondidas no prazo determinado serão considerados como “NÃO”.

Brinquedos: O(A) aluno(a) não deverá trazer para escola objetos que não sejam o material escolar, como brinquedos (exceto na sexta-feira, que é o dia do brinquedo), celular, câmeras e/ou objetos de valor, pois a escola não se responsabilizará pela perda ou dano a estes. Às sextas-feiras as crianças poderão trazer apenas 1 (um) brinquedo, devidamente identificado com o nome da criança, adequado para a idade e de acordo com as normas de segurança. Os brinquedos não deverão conter partes ou peças pequenas (que podem ser engolidas), afiadas ou pontudas, e não devem ter forma de armas (brancas ou de fogo). A escola não se responsabilizará por perdas ou estragos que possam ocorrer.

Fantasias: Apenas e tão somente na última sexta-feira de cada mês, coincidente com a realização da comemoração dos aniversariantes do mês, o aluno poderá trazer uma fantasia, além (ou invés do) brinquedo. As fantasias deverão seguir os bons padrões éticos e de forma alguma remeter a figuras aterrorizantes ou inadequadas a faixa etária da criança. O aluno deverá chegar de uniforme. A fantasia será colocada pelas educadoras, no momento oportuno.

Nota: Qualquer brinquedo, roupa e/ou material didático, esquecido na escola e não retirado na área de Achados e Perdidos até o final do período letivo, será encaminhado para doação.

Biblioteca: Às 5as. feiras, o(a) aluno(a) levará para casa, para leitura junto à família, um livrinho adequado a faixa etária. O livrinho deverá ser devolvido à biblioteca da escola até no máximo a 3ª. feira da semana seguinte. Caso o aluno se esqueça de trazer, um lembrete será enviado aos pais e/ou responsáveis. No caso de aluno esquecer de devolver os livros durante 2 semanas consecutivas (dois livros retidos em casa), o(a) aluno(a) ficará impossibilitado de retirar novos livros até que os anteriores sejam retornados à escola.

Nota: Qualquer livro que seja danificado (rasgado, rabiscado) quando sob responsabilidade do aluno, deverá ser substituído pelos pais e/ou responsáveis, devendo um livro equivalente ser reposto para a biblioteca da escola.

Passeios monitorados: Nas saídas em atividades extraclasse (estudos do meio), o responsável (inclusive babá) não poderá acompanhar a criança, pois um dos objetivos desta atividade é o desenvolvimento da autonomia. Os passeios monitorados são cobrados à parte, devendo ser autorizados pelos pais e/ou responsáveis através do canhoto de comunicado, previamente enviado. As crianças que não forem participar da aula-passeio poderão comparecer normalmente à escola, e permanecerão nos parques e áreas de recreação, supervisionados pelo nosso pessoal de apoio / auxiliares de classe.

Eventos Escolares: Periodicamente teremos eventos escolares para comemorar as datas importantes. Eventualmente materiais suplementares (recicláveis, empréstimo de barraca de camping, etc.) poderão ser solicitados aos pais, que serão informados com a devida antecedência.

Comemoração de aniversários na escola: A comemoração de aniversário é para que a criança possa estar com os amigos de turma celebrando, com muita alegria, mais um ano de vida. Por isso, não é permitido a presença de pais e parentes. Celebrar significa estar juntos comemorando, por isso, não excluímos nenhuma criança deste momento. As famílias dos alunos não são obrigadas a enviar presentes. Se desejarem fazê-lo, o presente pode ser enviado na mochila da criança, e serão posteriormente entregues ao responsável pelo aniversariante no momento da saída da escola. A festa é conjunta (aniversariantes do mês) e realizada na hora do lanche. Não será permitido o envio de itens de decoração uma vez que a escola dispõe de decoração padrão. A escola disponibiliza o espaço e os itens alimentares, suco e bolo. Os familiares, se desejarem, poderão enviar a vela do bolo para o parabéns, e câmera fotográfica para registrarmos o momento. Saquinhos surpresa e/ou lembrancinhas são permitidos, mas a família que quiser enviá-los deve cuidar para que não contenham brinquedos pequenos que possam ser engolidos e/ou guloseimas não adequadas para a faixa etária (balas duras que possam causar engasgos, chicletes, pirulitos que tingem a boca e língua, etc.). As lembrancinhas não serão entregues aos alunos na escola – serão colocadas nas mochilas das crianças, para que sejam abertos em casa, pelos responsáveis. No dia da festa dos aniversariantes do mês, o lanche previsto no cardápio será substituído pelos itens alimentares da festa. Para que a festa não prejudique as atividades que serão desenvolvidas no dia do aniversário, o tempo de duração é de trinta minutos. A escola comunicará com antecedência ás famílias, da data de comemoração dos aniversários, através da agenda do aluno.

Escola Aberta: De acordo com o calendário escolar, nos sábados do projeto Escola Aberta, temos o lanche comunitário com os pais. Cada família deve trazer um prato doce ou salgado para compor nossa mesa. A escola oferece as bebidas (sucos, café e chá). O horário das atividades no sábado é das 9:00h as 12:00h. Nestes dias, os alunos ficam dispensados do uso do uniforme.

Canais adicionais de comunicação escola-família: Serão utilizadas circulares com comunicados específicos; informações atualizadas serão disponibilizadas periodicamente, acessível através do site da escola, Instagram e Facebook; serão promovidos encontros gerais periódicos de responsáveis com a professora e coordenação pedagógica, além das reuniões para avaliação da Educação Infantil, formalizadas a cada trimestre, e realizadas individualmente entre a professora da turma e os pais de cada aluno. Promovemos também exposição e/ou apresentação dos projetos e interação durante as festas abertas à participação dos pais. A participação dos pais e responsáveis nas atividades da escola é muito importante. O desenvolvimento psíquico e a aprendizagem da criança dependem muito desta interação. Além desses canais, a professora e a coordenadora pedagógica estão sempre disponíveis para qualquer esclarecimento, mediante agendamento de horário.

São responsabilidades dos Pais e Responsáveis pelos alunos:

1) Manter-se informado das atividades escolares de seus filhos:

· Participando das reuniões e encontros de responsáveis;

· Acompanhando as publicações enviadas pela Escola como o calendário e a programação das atividades curriculares e extracurriculares;

· Verificando diariamente a agenda.

2) Informar à Escola quaisquer alterações no endereço e números de telefones/dados de contato dos responsáveis;

3) Garantir que a criança faça o uso adequado do uniforme escolar;

4) Zelar pela assiduidade e pontualidade dos alunos às atividades escolares.

Atendimento em caso de acidentes: Alunos e funcionários da Alpha-Vila contam com a proteção da Medicar, empresa especializada em pronto atendimento médico em casos de urgência e emergência. A Medicar dispõe de Unidade de Tratamento Intensivo móvel e equipe médica especializada 24 horas por dia. Quando acionada atenderá qualquer pessoa que estiver na escola, mesmo que visitante ou prestador de serviço. As providencias serão tomadas no local, porém se houver necessidade o paciente será encaminhado até o hospital da escolha do associado/ responsável. Este serviço não terá custo adicional para os pais e será mantido pela escola. Está também disponível o serviço de Investigação de Diagnóstico, ou seja, nos casos em que a criança chegue a escola com suspeita de doenças contagiosas e o atestado médico liberando o aluno para frequentar a escola não tenha sido previamente encaminhado à secretaria, chamaremos a Medicar para que faça o diagnóstico e autorize (ou não) a entrada/permanência do aluno. Nesses casos, será cobrado o valor da consulta, juntamente com a próxima mensalidade.

Mensalidades: Os pagamentos das mensalidades, e eventuais taxas, deverão ser efetuados através dos boletos bancários, nas datas fixadas.

Nota: O pagamento integral das mensalidades é devido, mesmo nos casos de afastamento temporário da criança por quaisquer motivos, sejam estes: viagens, férias, doenças ou período de recesso da escola.

Comercialização: Não será permitida a comercialização de quaisquer produtos pelos pais de alunos dentro do âmbito da escola, inclusive portões de entrada.

 

Proibida a cópia e/ou reprodução sem a expressa autorização da Direção